Pallets – Como é feita a divisão

Pallets – Como é feita a divisão

Quem trabalha direta ou indiretamente com o armazenamento de produtos em um depósito ou armazém sabe a importância de uma boa gestão desses materiais. Na maioria dos armazéns, essa gestão é feita por meio do uso de pallets e porta-pallets, acessório imprescindíveis quando o assunto é organização e agilidade na gestão.

Ainda que populares e extremamente úteis para um armazenamento de produtos, os pallets causam dúvidas em gestores devido ao fato de demandarem um cálculo para sua compra e disposição deles no espaço físico da indústria em questão. Sabendo disso, trouxemos algumas dicas para você saber como fazer o cálculo de paletização.

Cálculo de paletização: saiba a forma certa de fazer

Pallets devem ser sinônimo de agilidade e economia para gestores dos mais variados segmentos de armazenamento. Nesse sentido, ninguém quer sair perdendo dinheiro comprando pallets a mais ou faltando, certo? Sobretudo porque a compra em atacado de pallets deve ser precisa.
Como calcular a área de um pallet?

O cálculo de paletização depende diretamente da área disponível no armazém. Portanto, comece o processo medindo o comprimento do palete desejado e registre o resultado. Depois, meça a largura e também registre. Com os dados de largura e comprimento, multiplique esses valores e, dessa forma, você terá a área total do pallet em questão.

Quantas caixas cabem em um pallet?

Antes de saber a quantidade de caixas que cabem em um pallet, pegue o resultado da área total do pallet (acima) e registre em um local de fácil. Logo após registrar a área do pallet, divida esse valor pela área da caixa (comprimento x largura). O resultado obtido com a divisão será a quantidade de caixas que pode ser colocada sobre o palete.

Lembramos que esse resultado não considera o fato de que os pallets podem ser empilhados e dispostos um sobre o outro, causando o efeito de verticalização do estoque. Esse feito visa a maior quantidade de caixas possível por pallet. Portanto, multiplique a quantidade de caixas possível pela quantidade de “andares” que a verticalização permitir.

Vantagens do uso de pallets

Como fazer o cálculo de paletização e calcular quantas caixas cabem em um pallet nós já sabemos. Mas, afinal de contas, por que usar pallets e quais suas vantagens? A resposta para essa pergunta é dada por meio de diversos fatores que são facilitados com o uso de pallets, dentre os quais podemos destacar:

• Verticalização do estoque;
• Mais segurança para os colaboradores;
• Agilidade no transporte e armazenamento;
• Organização do estoque;
• Mais segurança para os produtos;
• Maior quantidade de produtos armazenados.

Fonte: SBPallet